Salt Peanuts Ep. 44.2 – Canções intemporais

Se há canções que têm o condão de nos transportar para o passado, há outras que parece que têm o efeito oposto: por alguma razão, nem sempre bem clara na nossa cabeça, elas habitam um espaço sem tempo e acompanham-nos nessa viagem difusa, como se fossem sempre nossas contemporâneas, a dar banda sonora às nossas histórias, como se tivessem sido escritas para nós, neste preciso momento. Também vos acontece? Para este episódio escolhemos 4 dessas canções intemporais, que só podiam estar muito à frente do seu tempo para ter este efeito incrível sobre nós.

Tracklist:

  1. Sunny Afternoon, The Kinks
  2. Miss You, The Rolling Stones
  3. Cosmic Dancer, T. Rex
  4. Riders on the Storm, The Doors

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 44.1 – Canções intemporais

O que torna uma canção intemporal? Como não temos uma resposta pronta na ponta da língua, dedicámos três episódios ao assunto 😉 Neste primeiro, a palavra de ordem foi sofisticação, esse conceito um pouco abstrato, mas que é o único capaz de representar de alguma maneira essa qualidade especial que faz com que uma canção, um disco, uma sonoridade perdure no tempo, sempre relevante, sempre mágica, por muitos anos que passem.

Tracklist:

  1. What’s Going On, Marvin Gaye
  2. I Got The…, Labi Siffre
  3. Oh Happy Day, Aretha Franklin feat. Mavis Staples
  4. Summer Wine, Nancy Sinatra and Lee Hazlewood

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 43.3 – Canções enormes

Chegámos ao fim deste tema com duas pérolas enormes retiradas de dois discos gigantes, daqueles que deixam marcas em várias gerações. O primeiro influenciou tantas bandas e tantos outros discos incríveis que, só por isso, merece um pequeno altar nos nossos corações melómanos. O segundo é ele próprio uma coleção de influências que resultou num dos mais inspirados discos da década de 90 e que ainda hoje nos deixa sem palavras. Mas antes de carregarem no play, queremos lançar um desafio: quantas bandas e referências conseguem identificar em cada uma destas canções? 😉

Tracklist:

  1. Marquee Moon, Television
  2. Come Together, Primal Scream

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 43.2 – Canções enormes

Há uma coisa que têm de saber sobre as canções enormes: quando as ouvimos embarcamos mesmo numa viagem. Uma viagem com vários andamentos, momentos e paragens, com um início e um destino ao qual chegamos sem pressa e com a certeza de que desfrutámos cada segundo, cada minuto do caminho. Muitas vezes, as canções longas são também bilhetes de ida sem volta a uma terra de liberdade, onde não há regras nem sinais de trânsito a respeitar e onde se pode ser verdadeiramente livre e experimentar sem amarras. As canções desta semana são excelentes exemplos dessas duas coisas maravilhosas.

Tracklist:

  1. Filhos de Gandhi, Gilberto Gil e Jorge Ben Jor
  2. Cowgirl in the Sand, Neil Young

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 43.1 – Canções enormes

Estamos de volta ao estúdio e nem cabemos em nós de contentes! 😀 Ainda que com algum eco – o estúdio ainda está a ser terminado -, soube-nos pela vida voltar a gravar sem ecrãs nem os caprichos das ligações à Internet pelo meio 🙂 Para estrear o novo espaço, tínhamos de trazer um tema diferente e inovar um bocadinho: os próximos episódios têm só 2 canções cada um, mas não são canções quaisquer. São Canções Enormes, que se prolongam por mais de 10 minutos e mesmo assim não queremos que acabem nunca! Começamos com dois senhores – também eles enormes – que têm tanto para dizer que é impossível nos cansarmos de os ouvir.

Tracklist:

  1. Murder Most Foul, Bob Dylan
  2. Sopram Ventos Adversos (Maiden Voyage), José Mário Branco

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 42.3 – Canções que acordam vulcões

No final dos anos 60, a atividade vulcânica estava ao rubro, com vários vulcões históricos a entrar em erupção em simultâneo e a abalar zonas do planeta tão insuspeitas como a cidade de Monterey, na Califórnia. Razão mais do que suficiente para decidirmos fazer esta explosiva viagem no tempo e visitarmos algumas canções que, ainda hoje, fazem correr muita lava por aí. E como este já é o último episódio, não podíamos deixar de fazer um desvio até à Islândia que foi a grande inspiração para todo este tema pré-desconfinamento 😉 Ao fim de 800 anos, aqui vamos nós!

Tracklist:

  1. Wild Thing (live at Monterey), Jimi Hendrix
  2. Piece of My Heart, Big Brother & The Holding Company
  3. My Generation, The Who
  4. It’s Oh So Quiet, Björk

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 42.2 – Canções que acordam vulcões

É Domingo de Páscoa, mas entre folar, ovos de chocolate e amêndoas, continuamos por aqui a fazer acordar vulcões com música! Amanhã começa a tão esperada primeira fase do desconfinamento e prevêem-se erupções (controladas) um pouco por todo o país, por isso a banda sonora tinha de ser a condizer. E se este episódio começa com um lento fervilhar de lava, só podia terminar numa explosão de proporções bíblicas. Estamos mais que prontos para o que aí vem!

Tracklist:

  1. The Great Gig in the Sky, Pink Floyd
  2. Stone Cold Crazy, Queen
  3. Land: Horses / Land of a Thousand Dances / La Mer(de), Patti Smith
  4. The Number of the Beast, Iron Maiden

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 42.1 – Canções que acordam vulcões

Tal como o vulcão islandês que recentemente acordou após 800 anos adormecido, também nós nos preparamos para entrar em erupção em breve! 😉 O confinamento parece ter durado séculos e a tensão a libertar é mais que muita, por isso decidimos que a tão desejada libertação deveria vir acompanhada de uma banda sonora igualmente explosiva. Neste episódio o engenho vem carregadinho de energia rock ‘n’ roll, punk e pós-punk, em doses suficientes para acordar o mais adormecido dos nossos vulcões internos. Vamos a isso?

Tracklist:

  1. Let There Be Rock, AC/DC
  2. Kool Thing, Sonic Youth
  3. No Brakes, The Offspring
  4. Date With The Night, Yeah Yeah Yeahs

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 41.3 – Canções da Pandemia

Um ano de pandemia mundial e todos estes meses de confinamento intermitente vieram confirmar aquilo que, no fundo, nós já sabíamos: a música salva e ajuda a manter-nos à tona, sempre. Podemos ter trocado os concertos pelo live streaming e pelas redes sociais, e os músicos podem ter tido que se reinventar e aprender a viver sem o elemento tournée, mas a verdade é que a música não pára. 2020 e 2021 trouxeram-nos ainda assim muita música nova e tão necessária, ou não fossem as canções veículos e megafones perfeitos para aquilo que estamos todos a sentir e a viver.

Tracklist:

  1. Otis, Rui Maia
  2. Going-to-the-Sun Road, Fleet Foxes
  3. Black Lives Matter, Eparapo feat. Dele Sosimi
  4. Vinegar Hill, Daniel Knox

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud:

Salt Peanuts Ep. 41.2 – Canções da Pandemia

Por vezes 2021 parece ser apenas um prolongamento de 2020, não é? Valha-nos a música e canções tão bonitas e inspiradoras como estas quatro que trazemos hoje. Gravados em plena pandemia, estes temas novos são tudo o que precisamos para aguentar este último sprint do confinamento. A tecnologia tem sido quase sempre nossa aliada, mas no final deste episódio o som não está nas melhores condições, infelizmente. Pedimos desculpa por isso e fica prometido para breve o muito aguardado regresso ao estúdio – ainda por cima novinho, a estrear! 😀

Tracklist:

  1. El Invento, José Gonzalez
  2. Alegría, Club del Río
  3. Youth and Grandeur, Old Jerusalem
  4. Talvez, Caetano Veloso com Tom Veloso

Ouvir no Spotify:

Ouvir no Mixcloud: